Palestina Sobre Uma Tela


Título: Palestina Sobre Uma Tela

Autor: André Ouro Verde

Editor: Edições Velha Lenda

Nº de Páginas: 92

PVP: 16€


Sinopse: "Uma pintora que desafiava a vida e retratava nas suas telas os mórbidos cenários que eram fruto da incessante guerra entre a Palestina e Israel.

Um capitão do Exército da Libertação da Palestina que sonha que ambas as nações, um dia, possam conviver lado a lado, em paz. Esta história é um grito à humanidade.

Um pedido de ajuda ao mundo contra os crimes cometidos contra o povo da Palestina.

Um livro escrito para que a sua história pare de se repetir na vida real."



A Minha Opinião:

Os leitores mais antigos do blogue devem saber que eu adoro história, sendo esta, aliás, a minha área de formação do ensino secundário e, assim que vi o lançamento deste livro, soube, na hora, que tinha de o ler.

André Ouro Verde conta-nos a história de Maia, uma pintora palestiniana, que acaba por conhecer um soldado palestiniano que, ao contrário da maior parte dos soldados, quer apenas paz entre Palestina e Israel. Apesar do romance, o autor retrata de forma clara o flagelo que se vive no Médio Oriente, através da sua escrita assertiva, conseguindo transportar-nos para os cenários de Ramallah ou Gaza, quase como se estivéssemos no local, a assistir em primeira linha, aquilo que é narrado.

Identifiquei-me muito com algumas personagens, nomeadamente a Aisha, irmã de Maía e que, do meu ponto de vista, merecia mais protagonismo, por ser tão independente e não ter medo de absolutamente nada e, para além de que o seu altruísmo, revelado mais perto do final da história, tornou a personagem impossível de não se gostar. Quanto à Maia, apesar de ter gostado dela nos últimos capítulos do livro, não é de todo das minhas personagens preferidas tendo-a achado um pouco sonsa em algumas partes. Quanto ao Farid é o exemplo de uma pessoa de honra e que merecia o mundo mais não fosse para poder ver o seu país livre, algo que ele tanto quis.



Este livro funciona muito como um "abre olhos" porque estamos constantemente a ser relembrados daquilo que aconteceu durante a II Guerra Mundial como o povo judeu, através de constantes documentários, livros e filmes, mas a verdade é que o povo palestiniano está a ser exterminado neste momento e ninguém faz ou diz nada. Pensem… Quantas notícias ouvem acerca do conflito Palestina-Israel? 

Concluindo, este é, sem dúvida alguma, um livro que recomendo muito, não só pelo romance ou pelo final épico do mesmo, mas porque pode servir, de alguma forma, para elucidar aqueles que pensam que os conflitos no Médio Oriente pararam simplesmente porque deixamos de ouvir falar sobre eles.


Classificação do Livro: 9/10




Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.